|
Duração :: 8 Horas
Horário :: 16 de junho de 2021 das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Local :: online via TEAMS
Dinamizadores ::
Teresa Magalhães
Professora catedrática da FMUP, IUCS-CESPU e Universidade Católica - Porto, Presidente da SPECAN.
Patrícia Jardim
Assistente convidada do ICBAS, Coordenadora da Unidade Funcional de Clínica Forense da Delegação Norte do INMLCF, IP, membro fundador da SPECAN.
Maria Vidal-Alves
Assistente da CESPU, Membro da direção da SPECAN e Técnica Superior (psicóloga) da FMUP e vogal da Direção da SPECAN
Objetivos ::
Geral: Promover o conhecimento e capacidades dos profissionais que trabalham com crianças e jovens na deteção precoce dos casos de abuso e no correto encaminhamento dos casos. Específicos: Trabalhar com os participantes, numa perspetiva teórico-prática: - O seu conhecimento sobre a importância da suspeita/detenção atempada das situações abusivas, capacitando-os para saberem interpretar determinados sinais e sintomas sugestivos.
- A sua compreensão sobre a importância da abordagem correta pelo profissional à criança abusada, de forma a evitar a sua vitimização secundária e a contaminação dos seus relatos, trabalhando-se as técnicas de abordagem mais adequadas a cada situação.
- A sensibilização quanto á importância da sinalização e/ou denúncia destes casos, dotando-os dos necessários conhecimentos para realizarem corretamente tais procedimentos, no cumprimento da lei e dos protocolos institucionais existentes.
- Dando a conhecer todos os contornos do diagnóstico médico-legal destes casos, realçando a importância da articulação multidisciplinar nesta matéria e da relevância deste diagnóstico para o tratamento, reabilitação e proteção das vítimas bem como, em certos casos, para a investigação criminal.
Valor de inscrição: 30 Euros (Inscrições Individuais) 20 Euros (Inscrições em Grupo de 2 ou mais pessoas) Desconto de 5% Adicional para Associados da ASAS e estudantes (Apresentação de comprovativo)
Observações: As inscrições serão selecionadas por ordem de chegada.
| |