ASAS

A Nossa História


Fundada em Santo Tirso, a ASAS - Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso, Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública e sem fins lucrativos (DR III Série nº 148 de 26.06.1993), foi constituída em 1992 por iniciativa de Vasco de Sousa Cruz Ferreira da Costa em conjunto com um grupo de vinte e oito outros tirsenses.
Estendendo a sua intervenção ao contexto nacional, a ASAS tem vindo a desenvolver a sua atividade suportada por um grupo técnico multidisciplinar, no voluntariado e na cooperação com o governo central, autarquias e comunidade local.
Em 1994 iniciou a sua atividade na área da Infância e Juventude, com o Centro de Acolhimento Temporário para Crianças em Perigo (Renascer). Em 1995 começou a intervir na área da Família e Comunidade com o Gabinete de Ação Social e alargou a sua atuação ao Concelho da Trofa. Este tem um atendimento dirigido a todos os indivíduos que procuram melhorar o seu bem-estar social.
Nos anos seguintes expandiu as suas áreas estratégicas, permitindo executar serviços em condições de grande exigência e visibilidade.
Ao ser certificada como entidade formadora em 1998, solidificou a área de formação. Fato relevante numa Associação que reconhece o papel da Educação e da Formação como fatores de excelência para a inclusão social.
No ano de 1999 alargou a sua capacidade de acolhimento de crianças em perigo dos 6 aos 12 anos com a implementação do Centro de Acolhimento Temporário Raízes.
Em 2000 intensificou a sua ação no concelho da Trofa com a criação do Centro Comunitário da Trofa, instalado num edifício construído de raiz e aberto a toda a comunidade. Privilegia a população mais desprotegida com atividades e serviços ao nível do apoio social, psicológico, animação sociocultural e educação social.
No ano de 2004 arrancou com o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) "Saber para Crescer" em Santo Tirso, intervindo junto da Criança em Perigo no seu meio natural de vida.
Em 2007 iniciou as obras de construção do Centro de Acolhimento Temporário “a Casa do Sol”, para crianças e jovens dos 12 aos 18 anos, sendo mais um passo na concretização da estratégia da ASAS. Centro de Acolhimento que viria a ser inaugurado em Julho de 2009.
2008 foi ano de arranque do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) "Crescer em Família", na Trofa.
Em Abril de 2013 abriu o Apartamento de Autonomia.
Para compreensão da atividade destas respostas sociais, ver mais detalhe no ícone das nossas valências e nos nossos dados.


A Nossa Missão


A ASAS quer capacitar cidadãos de pleno direito, protegendo os grupos mais vulneráveis da comunidade, principalmente as crianças e os jovens, priorizando uma cultura de prevenção dos maus tratos, prestando serviços nas suas diferentes valências e desenvolvendo programas integrados de intervenção.


A Nossa Visão

 

A ASAS quer um mundo em que todas as pessoas se possam transformar em cidadãos autónomos de pleno direito.

Aspira a ser uma Instituição de Referência na Promoção do Bem-Estar Social, reconhecida pela sua ação humana, de proximidade, profissional, de rigor, centrada principalmente na criança, jovem e famílias. Pela aposta seria no papel da educação e da formação continua de todos os que nela estão intimamente envolvidos, se torne numa instituição com qualidade, segura e capaz de ter contribuído para o desenvolvimento de CIDADÃOS AUTÓNOMOS DE PLENO DIREITO.



Os Nossos Valores


A nossa ação assenta nos valores da Ética, Afetividade, Equidade, Honestidade, Adaptabilidade e Inovação, Responsabilidade, Transparência, Confidencialidade e Rigor numa lógica de promoção da segurança, da gestão do risco, da satisfação e da melhoria contínua, apostando na prevenção dos maus tratos, da exclusão social e na promoção do bem-estar global.



voltar
Destaques
  • Workshop | Formação Jantar dar asas a vida A ASAS vai realizar o Workshop “Coaching Parental: Uma Nova Abordagem no Trabalho com Famílias”... Ler Mais
  • modalidades de intervenção dos nossos CAFAP´s Jantar dar asas a vida Os CAFAP´s da ASAS estão organizados com diferentes modalidades de intervenção Ler Mais
  • ASAS assinala 26 anos após a assinatura da Escritura de Constituição Jantar dar asas a vida Ler Mais
Mecenas / Patrocinadores / apoio Institucional
  • Eurico Ferreira, SA
  • SILVAFER - COMÉRCIO E TRANSFORMAÇÃO DE FERRO LDA
  • Nortécnica - Representações e Técnica S.A.
  • VigentGroup, SGPS SA
  • ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal
  • Ecorede, Silvicultura e Exploração Florestal, S.A.
  • Brasmar III - Comércio de Produtos Alimentares, SA
  • Rede Ambiente - Engenharia e Serviços, S. A.
  • Acitel - Serviços de Telecomunicações
  • Mirafios - Sociedade de Fiação e Tecidos, Lda
Contacte-nos
R. Prof. Sampaio de Carvalho, Nº25
4780-533 Santo Tirso
Telf.: 252 830 830
Fax: 252 830 839

E-mail: asas@asassts.com
Ligue e apoie-nos
760 450 042
Siga-nos