ASAS


Escola de Pais...


No passado dia 29 de Janeiro, o CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental “Crescer em Família” da ASAS, dinamizou uma Sessão de Sensibilização sobre o “Bullying” destinada a pais, professores e outros agentes educativos de crianças e jovens do Concelho da Trofa, em particular do Agrupamento de Escolas de Coronado e Covelas.

Esta iniciativa contou com a presença notável da Dra. Lurdes Veríssimo, da Universidade Católica do Porto, especialista que se têm dedicado ao estudo sobre as áreas da Infância.

A Sessão decorreu na Escola EB 2/3 de S. Romão do Coronado, tendo estado envolvidas mais de 60 pessoas.  

A sessão centrou-se na abordagem dos vários tipos de bullying, nas características comuns do “bully”, sinais de alerta a ter atenção por parte dos pais e escola na identificação de possíveis casos, nos estilos educativos e o mais adequado e no tipo de comunicação a adotar pelos pais/encarregados de educação e professores. A sessão foi bastante participada, tendo os pais interpelado o dinamizador para esclarecimento de dúvidas e para partilharem experiências.

No dia 7 de Maio está prevista a realização de nova sessão no mesmo local dinamizada por especialista da área, subordinada ao tema “A importância da Escola e do Conhecimento para o futuro dos nossos filhos”. Todos os pais e encarregados deste agrupamento estão convidados.

O CAFAP “Crescer em Família” da ASAS iniciou a sua atividade em Novembro de 2008, estando sediado no Centro Comercial da Vinha, loja n.º 8 na Trofa e já acompanha 107 crianças e jovens, na sua maioria com processos de Promoção e Proteção.

A promoção do bem-estar e direitos de criança/jovem é o objetivo do CAFAP, para isso desenvolve as seguintes atividades:

- Avaliação e treino de competências parentais;

- Monitorização de visitas familiares;

- Monitorização do Plano de Aproximação à Família;

- Prevenção dos Comportamentos de Risco;

- Acompanhamento Psicossocial

- Mediação familiar, através de protocolo celebrado com o Gabinete de Resolução Alternativa de Litígios, Ministério da Educação.

Há quem diga que as crianças são o melhor do mundo… talvez seja verdade, mas não podemos esquecer que as crianças de hoje são os adultos/pais de amanhã. Facto que me leva a acrescentar que podem ser o melhor do mundo quando devidamente acompanhadas, orientadas e amadas pelos principais agentes de socialização – os PAIS.

É verdade que ser pai ou mãe é o maior desafio de qualquer adulto. Será que estamos TODOS à altura?

ASAS

 

Notícias relacionadas:
    •  600 pessoas no Maior Coração Humano de Portugal


voltar
Destaques
  • Os nossos números mensais Jantar dar asas a vida NOVEMBRO de 2023 Ler Mais
  • Agenda Solidária 2024 Jantar dar asas a vida Ainda não tens a tua? Clica abaixo para saberes como e onde comprar Ler Mais
Mecenas / Patrocinadores / apoio Institucional
  • GALVAZA - Construções Metálicas e Galvanização Lda
  • VigentGroup, SGPS SA
  • FRICON - Cooling Life
  • Petratex - Confecções S.A.
  • Preh Portugal, Lda
  • Decotirso - Decorações Lda
  • Norbidel - Sociedade Comercial de Representações Lda
  • REDE AMBIENTE - Engenharia e Serviços, S.A.
  • SILVAFER - COMÉRCIO E TRANSFORMAÇÃO DE FERRO LDA
  • PROEF
Contacte-nos
R. Prof. Sampaio de Carvalho, Nº25
4780-533 Santo Tirso
Telf.: 252 830 830
Fax: 252 830 839

E-mail: asas@asassts.com